Yoga para a tireóide

Se você sofre com o hipotireoidismo, saiba que a Yoga pode ser uma grande aliada na batalha contra a doença. Como a tireoide regula vários processos metabólicos, quando ela é hipoativa, como a minha, a sua circulação e o seu metabolismo também se tornam hipoativos. Isso quer dizer que você sofrerá com letargia, inchaço e uma falta de vontade de fazer qualquer atividade. O pior é que fazer atividade física é um antídoto para isso tudo, já que estimula o seu metabolismo e a sua circulação.  Infelizmente, o hipotireoidismo te deixa sem vontade de fazer nada, então uma atividade como a yoga que começa lentamente - focando em exercícios mentais e respiratórios, será mais fácil de seguir. Eu falo isso por experiência própria. Eu lembro de estar no meio de uma crise da tireóide e pensar: "Se eu for a aula de yoga eu posso deitar e relaxar e a aula começa devagar". Quando a aula começa a ficar difícil o seu corpo e a sua mente já estarão preparados. Quantas atividades físicas começam assim? 

A aula de hoje foca nos bandhas, principalmente ao que corresponde a tireoide. Pra quem não sabe o que é bandha, é o ato de contrair determinadas áreas do corpo físico relacionadas a conglomerados de nervos, orgãos e glândulas no corpo. A contração dos bandhas nos ajudam a regular todos os nossos sistemas internos incluíndo o hormonal, o sexual, o metabólico, o digestivo, entre outros. 

No caso da aula de hoje concentraremos no Jalandhara banda - ou seja na contração da garganta através da pressão do queixo contra a glândula da tireóide. Durante toda a prática, eu lhe indicarei como e onde faremos a contração da garganta. Começaremos com um exercício respiratório chamado de respiração vitoriosa (Ujjay). Esse exercício contrai a garganta durante a respiração, fazendo um som parecido com o Darth Vader. Depois faremos uma sequência de asanas que visam a oxigenar a tireoirde e propiciam o ativamento do bhanda do jalahndara. 

Espero que gostem da aula e como sempre, qualquer coisa é só perguntar!

Deus lhe abençoe!