Posts filed under Dicas de Saúde

5 segredos dos Japoneses para deixar você magra!

Na semana passada eu tive a sorte de visitar a terra do sol nascente, o Japão. Eu não sei se você notou, mas os japoneses vivem por muito tempo, são magros e saudáveis, e envelhecem lentamente. Durante minha viagem, eu tentei descobrir o segredo desse povo... Porque será que eles vivem mais, envelhecem menos, e estão sempre magros? 

  • Eles bebem muito chá verde! Ao contrário daqui, você não vê os japoneses bebendo refrigerante em casa refeição. Eles bebem, mas bebem o chá verde quente. O chá verde contém conteúdos bioativos que melhoram a saúde, incluindo polifenóis, antioxidantes poderosos. Estudos mostram que estes compostos bioativos encontrados no chá verde aumentam o metabolismo e queimam a gordura. Então aproveite e adote este hábito japonês! Outra coisa que eu percebi foi que eles bebiam um chá em pó chamado Sencha ao invés de utilizar o saquinho da erva. O chá em pó é ainda mais turbinado porque você está consumindo a folha inteira! Veja o link abaixo para comprar!
  • Eles bebem sopas de base líquida antes das refeições:  Ao comer sopas antes de cada refeição, ficamos satisfeitos antes da refeição principal. Ao invés de comer um prato principal enorme, acabamos comendo menos. A sopa de missô tradicional que os japoneses comem tem somente 36 calorias. Experimentem!
  • Eles consumem uma maior variedade de proteínas: Os japoneses comem alguns produtos de base animal, mas a cozinha tradicional japonesa utiliza proteínas animais com moderação. Eles abusam da proteína do trigo e de soja (tofu e leite de soja). Quando comem carne animal, o foco é peixes e frutos do mar. 
  • Eles bebem matcha: Pra quem não conhece o matcha é um tipo de chá verde especial, já que a sua colheita e processamento são feitos de forma mais cuidadosa. O matcha foi usado na antiguidade como medicamento por monges budistas por causa do seu alto teor de vitamina C. Hoje sabemos que o matcha tem uma catequina chamada epigalocatequina galato (EGCG). O EGCG é um aliado poderoso na luta contra o câncer e o matcha contém 100 vezes deste composto do que qualquer outro produto no mercado. Experimente o matcha! Veja o link abaixo para comprar!
  • Eles não adicionam um monte de açúcar nas suas bebidas: Agora eu vou lhe dizer uma coisa que os japoneses não fazem: encher as coisas de açúcar. Você nunca vai ver um japonês pedir a alguém para adoçar o chá. Mesmo matcha  que é super amargo. Se você não gosta da amargura - faça como os japoneses. Acompanhe o matcha, ou outra bebida amarga com um doce saudável. 
  • Eles comem usando pauzinhos: Você já tentou comer comida normal com pauzinhos? Então você deve saber que não dá para encher a boca de comida e você acaba comendo mais lentamente. Você não precisa usar os pauzinhos para comer, mas tente mastigar mais vezes (até trinta vezes antes de engolir) e comer mais lentamente.
  • Eles comem muito de algas: A nossa dieta é pobre em iodo e a deficiência de iodo aumenta a incidência de problemas da tireóide. Os japoneses comem um monte de algas lhes ajudando a obter os níveis recomendados deste mineral. Coma a sopa de misô que é cheia de algas... Você se sentirá cheia antes da refeição e ainda consumirá uma boa quantidade de iodo.
  • Ginseng: Eles tomam muito ginseng. O ginseng ajuda o sistema imunológico e circulatório, dá energia, diminui a taxa de açúcar no sangue e também o colesterol, e ajuda a controlar a diabetes. Eu comprei uns vidrinhos e tomo todas as manhãs! Se quiser experimentar, dá uma olhada n o link abaixo!
  • Eles andam muito! Carros são itens de luxo no Japão. Os japoneses andam muito registrando mais de 10.000 passos por dia. Eu amo o meu fitbit e já tento fazer pelo menos 10,000 passos por dia... Mas agora? Quero ser igual aos japoneses e andar ainda mais! Em 2016 - meu objetivo será alcançar uns 20,000 passos diariamente! Quer contar seus passo? Compra um fitbit! O link está ai embaixo! 


Dicas para viajar neste natal sem engordar

Você vai viajar nas férias de dezembro e está morrendo de medo de engordar?  Com um pouco de planejamento e muita força de vontade, eu garanto que você pode evitar qualquer ganho de peso. Sempre que eu viajo, eu trago 6 itens que me ajudam a manter a dieta. Então aqui segue a lista das coisas que eu sempre quando viajo para manter as gordurinhas bem longe:

  1. Liquidificador Portátil Nutri-Ninja: Eu nunca viajo sem um liquidificador portátil, a não ser que eu tenha certeza de que haverá um restaurante vegano perto do meu hotel. Eu trago um liquidificador portátil que apesar de pequeno é bastante poderoso. Ele tem 900 watts de potência - um Vitamix tem cerca de 1500 watts. Este liquidificador é tão poderoso que ele provavelmente poderia substituir o seu liquidificador em casa. Ele faz batidos verdes bem gostosos na parte da manhã, até mesmo quando os ingredientes incluem vegetais fibrosos. Há algumas semanas atrás eu fui a um retiro de yoga e trouxe o meu. De manhã, ao invés de me encher de comidas açucaradas, eu fazia um batido verde com as folhas verdes e as bananas que guardava do jantar da noite anterior. Aliás, é bom lembrar de trazer saquinhos de plástico com fecho para recolher verduras e frutas do buffet do seu hotel ou de um restaurante e deixar na geladeira do quarto para uso posterior. Quando você reservar o seu hotel, solicite uma geladeira. 
  2. Superfoods pré-embaladas: Como eu disse antes planejamento é fundamental para manter a forma durante viagens. É importante trazer alimentos que vão nutrir o seu corpo e evitar a vontade de comer doces e nada melhor do que um batido verde com superfoods.  No entanto é um saco trazer todas as embalagens de superfoods que você tem em casa. Então, o que você deve fazer? Utilize sacos ziploc pequenos para pré-embalar todos os "aditivos" do seu batido verde. Eu preparo um saco por dia de viagem, daí mesmo que eu não encontre folhas verdes para fazer meu batido verde,  posso simplesmente bater uma banana (que está disponível em qualquer lugar) com o conteúdo dos meus saquinhos. Eu costumo trazer saquinhos de suplemento verde crú (link embaixo), maca (link na parte inferior da página), e sementes de hemp (link na parte inferior da página). Ao alimentar o meu corpo com alimentos de alto valor nutritivo, eu afasto a vontade de comer besteiras.
  3. Shots de viagem: Todas as manhãs eu bebo um litro de água e depois tomo um suco concentrado de gengibre ou de wheatgrass (em inglês esse suco concentrado se chama shot). No entanto, encontrar esse shot quando eu viajo, tem sido bem difícil. A solução é trazer suco de wheatgrass em pó. Esse suco em pó não é tão eficaz como o suco feito em casa, mas me ajuda a manter a rotina parecida com a de casa - e consistência é fundamental para manter um estilo de vida saudável. 
  4. Sementes de Hemp: Eu amo essas sementinhas! Sério, as sementes de hemp transformam qualquer comida em uma potência nutricional. Às vezes, ao viajarmos fica difícil achar uma refeição saudável e plant-based. Então eu trago minhas sementes de hemp e as adiciono aos meus pratos. Eu compro as sementes da marca Manitoba Harvest (link abaixo). A hemp é a semente mais nutritiva do mundo e é uma proteína completa. Ela tem um perfil nutricional equilibrado com um bom número de proteínas, gorduras essenciais, enzimas, vitaminas e com baixo teor de açúcar, amidos e gorduras saturadas. A adição dessas sementes nas saladas, sopas e refeições mantém-me saciada por um bom tempo e não deixa eu comer besteiras.
  5. Acessórios: Você deve sempre levar talheres reutilizáveis e uma caneca ou garrafa de água. Estes acessórios serão essenciais para criar e beber seus smoothies, assim como te manter hidratado durante todo o dia. Eu amo os talheres de bambu da marca to go ware e eu tenho um conjunto como o da foto (link abaixo). Você poderia usar talheres de plástico - mas quem quer estragar o meio ambiente?
  6. Coisas gostosas, mas saudáveis: Você já provou a manteiga de amêndoas  achocolatada da marca Justin's? Se você ainda não provou, ela é tão gostosa que talvez nem deva provar pois é difícil parar de comê-la. Mas, se você tem auto-controle o suficiente esses pacotes da manteiga de amêndoas servem como um meio de comer algo bem delicioso antes de dormir sem engordar. Eu gosto de comer uma coisa doce e gostosa antes de dormir e ponho a manteiga de amêndoas diretamente em uma banana. É delicioso e saudável. Se você não conseguir fazer um batido verde ou não quer levar o seu liquidificador portátil, você pode comer a banana com manteiga de amêndoas no café da manhã. 

Espero que as dicas sejam úteis para a sua próxima viagem. A consistência é importante para manter o nosso corpo saudável, mas também lembre-se de desfrutar da sua viagem e conhecer um pouco da culinária local! Tome um dia para experimentar as delícias do país e da cidade  que você for visitar... Até porque você poderá queimar as calorias mais tarde;)

Aqui estão os produtos mencionados acima caso vocês queiram conferir os preços na Amazon: