Posts filed under Hipotiroidismo

Turbine o seu sistema imunológico com leite de Castanha do Pará!

Quem sofre com doenças autoimunes sabe a importância de fortalecer o sistema imunológico. No caso do hipotireoidismo, 80% dos casos são provenientes de deficiências nutricionais. Geralmente o organismo não tem a quantidade de selênio ou iodo necessário para o funcionamento da glândula da tireoide.  No caso do selênio, é fácil repor as suas necessidades através do consumo diário de uma castanha do pará.  Sim uma castanha tem as suas necessidades diárias de selênio! Mas, se você como eu não gosta de castanha do pará, existem outras maneiras criativas e deliciosas para repor o selênio do qual o seu corpo necessita.

O meu jeito favorito de consumir a castanha do pará é fazer leite. Sim! Ao invês de comer leite de vaca - que aliás é feito para engordar, lembre-se de que um bezerro toma só leite de vaca e ganha 500kg no primeiro ano de vida e você não é um bezerro e nem quer engordar 500kg - consuma esse leite que é delicioso, cremoso, e beneficial para a sua tireóide.  

Além do selênio, a castanha do pará tem uma boa dose de vitamina E, a qual é beneficial para a pele, tiamina, um complexo de vitaminas B que ajuda no metabolismo de carboidratos e promove boa memória e funcionamento do cérebro. Ou seja, esse leite te deixa linda, gostosa, e inteligente :)  Aqui vai a receita e o vídeo . É muito fácil de fazer.

Ingredientes:

  • 1 xícara de castanha do pará
  • 3 xicaras de água.
  • Meio feijão de vanilla
  • Agave a gosto
  • Um saco de pano para coar o leite

Como fazer:

Deixe a castanha do pará descansar em uma bacia com água. Isso faz com que o processo de germinação comece. Através deste processo, os inibidores das enzimas encontrados na noz são eliminados. Após 8 horas tire a água e ponha a xícara de castanha do pará seca no liquidificador. Adicione três xícaras de água, o feijão de baunilha, e o agave a gosto.  Bata tudo no liquidificador. Retire a mistura e utilize um saco de pano para passar o líquido e coar a fibra da castanha. Aperte bem para tirar todo o líquido. Qualquer dúvida quanto ao processo, dê uma olhada no vídeo abaixo!


Yoga para a tireóide

Se você sofre com o hipotireoidismo, saiba que a Yoga pode ser uma grande aliada na batalha contra a doença. Como a tireoide regula vários processos metabólicos, quando ela é hipoativa, como a minha, a sua circulação e o seu metabolismo também se tornam hipoativos. Isso quer dizer que você sofrerá com letargia, inchaço e uma falta de vontade de fazer qualquer atividade. O pior é que fazer atividade física é um antídoto para isso tudo, já que estimula o seu metabolismo e a sua circulação.  Infelizmente, o hipotireoidismo te deixa sem vontade de fazer nada, então uma atividade como a yoga que começa lentamente - focando em exercícios mentais e respiratórios, será mais fácil de seguir. Eu falo isso por experiência própria. Eu lembro de estar no meio de uma crise da tireóide e pensar: "Se eu for a aula de yoga eu posso deitar e relaxar e a aula começa devagar". Quando a aula começa a ficar difícil o seu corpo e a sua mente já estarão preparados. Quantas atividades físicas começam assim? 

A aula de hoje foca nos bandhas, principalmente ao que corresponde a tireoide. Pra quem não sabe o que é bandha, é o ato de contrair determinadas áreas do corpo físico relacionadas a conglomerados de nervos, orgãos e glândulas no corpo. A contração dos bandhas nos ajudam a regular todos os nossos sistemas internos incluíndo o hormonal, o sexual, o metabólico, o digestivo, entre outros. 

No caso da aula de hoje concentraremos no Jalandhara banda - ou seja na contração da garganta através da pressão do queixo contra a glândula da tireóide. Durante toda a prática, eu lhe indicarei como e onde faremos a contração da garganta. Começaremos com um exercício respiratório chamado de respiração vitoriosa (Ujjay). Esse exercício contrai a garganta durante a respiração, fazendo um som parecido com o Darth Vader. Depois faremos uma sequência de asanas que visam a oxigenar a tireoirde e propiciam o ativamento do bhanda do jalahndara. 

Espero que gostem da aula e como sempre, qualquer coisa é só perguntar!

Deus lhe abençoe!

 

Exercício respiratório para acabar com o cansaço

Para aqueles que não me conhecem, eu sofro com o hipotireoidismo. Ou seja, a minha glândula da tireóide produz menos hormônios do que deveria. Como a tireóide regula o metabolismo, isso faz com que você se sinta letárgica e cansada. Portanto, eu tento adicionar práticas ao meu dia a dia que combatam essa letargia e cansaço.  

Todas as manhãs, antes de tomar o meu café, eu pratico um pranayama (exercício respiratório) para me dar mais disposição. Eu acordo, bebo uma litro de água e depois eu começo este trabalho respiratório. O pranayama me dá mais disposição e energia para enfrentar o dia a dia. Ele é muito útil para aqueles com baixa função da tireóide, mas também pode ajudar a outras pessoas que possam estar enfrentando outras condições que criam letargia como o lupus, a depressão, o inverno prolongado, etc ... Eu recomendo que depois você faça algumas saudações ao sol para acordar seu corpo e prepará-lo para enfrentar o seu dia. E, se precisar de uma energia extra e prolongada, confira o meu outro post sobre uma versão vegana e viva do café "bulletproof" (aqui). A minha receita usa a manteiga de coco para maximizar os efeitos da cafeína sem a queda de energia que o consumo de café habitual lhe dá. Espero que você aproveite esta prática de pranayama! Se você tiver alguma dúvida, é só perguntar!

Detox de sucos que utiliza o poder das frutas e vegetais para revitalizar o seu corpo

AdobeStock_67184349.jpeg

Esse detox de sucos foi desenvolvido especialmente para uma amiga querida. Ela tem MS e quer revitalizar o sistema imunológico dela de maneira a iniciar um processo de autocura. Em qualquer doença auto-imune, como o MS, o corpo se rebela e começa a atacar a si próprio. Existem diversos culpados, incluindo: o stress crônico, o stress gastrointestinal, alergias e sensibilidades alimentares, deficiência de nutrientes, a exposição a metais pesados, a exposição poluição, a exposição a plásticos, a exposição a químicos como bromido na farinha, e até a exposição a alguns medicamentos. Não é a toa que hoje em dia estamos lindando com uma epidemia de doenças imunológicas, já que somos expostos a maioria dos itens acima.  

Para começar o detox da minha amiga eu recomendei que ela fizesse um detox de sucos para dar um reset no sistema dela. Neste detox, ela passará dois dias tomando só sucos (e talvez um caldo caso ela sinta necessidade de sal). Dessa forma, ela dará uma pausa ao seu corpo e ele mesmo começará a se auto-curar.

O detox que desenvolvi é baseado no fato de que Deus criou o mundo com tudo necessário para nos dar saúde. Os alimentos em nossa volta tem diversas cores porque precisamos de cada nutriente e antioxidante contidos representados pelas suas cores. Portanto, a mnha amiga tomará sete sucos (o número bíblico para perfeição) e cada um com uma cor para inundar seu sistema com nutrientes e antioxidantes. Dentro destes sete sucos ela quantos sucos forem necessários para passar a sua fome.

Cada suco tem um cor para variar as enzimas e antioxidantes que você estará alimentando ao seu corpo. Comece com o primeiro suco e siga até o último. Beba suco a vontade. Se vc tiver vontade de comer algo salgado faça a receita do caldo abaixo. Não tome café. Se estiver acostumado com a cafeína tome green tea, especialmente o Matcha que é um chá verde concentrado com alto teor de cafeína. Tome os sucos em ordem. Eu escrevi a hora aproximada abaixo. A idéia do fast é dar um “break” pro seu organismo para que ele possa se auto-recuperar e expelir todas as toxinas. Se vc tiver acesso a uma sauna, use-a. Mas evite exercícios intensos.  

Ao acordar: Tome entre 500 ml e um litro de água para hidratar seu corpo e começar a livrá-lo de toxinas.

7 am - Suco 1: Suco da cor Vermelha

Uma pitada de Cayenne

1 Limão (expremido)

1 quarto de melancia

Bata no liquidificador o suco de um limão, 1 quarto de uma melância e uma pitada de cayenne. 

 

10 am - Suco 2 : Suco da cor laranja

6 cenouras

1 pedaço de curcuma (de mais ou menos 1 polegada)

1 pedaço de gengibre (de mais ou menos 1 polegada)

½ limão

Pitada de canela

Passe no juicer 6 cenouras, os pedaços de curcuma e gengibre. No final adicione ao suco, o suco de 1/2 limão e uma pitada de canela. 

1pm - Suco 3  (amarelo)

Ingredientes: 

1 pedaço de curcuma (de mais ou menos 1 polegada)

1 pedaço de gengibre (de mais ou menos 1 polegada)

1 copo de abacaxi

1 maça

Passe no juicer  todos os ingredientes.

4 pm - Suco 4 (verde)

Aipo

Espinafe

Limão

Pera

Pepino

1 punhado de Manjericão

1 colher de spirulina

Passe no juicer  todos os ingredientes. Bata o suco com a spirulina no liquidificador.

7pm - Suco 5 (azul)

1 copo de Blueberries (se você estiver no Brasil e não tiver blueberry fresca, use congelado)
1 pedaço de 1 polegada de Gengibre
1 limão  (suco)
1 pera
1 punhado de hortelã

Bata todos os ingredientes no liquidificador. 

9pm - Suco 6 (Roxo)

Acai (compre a polpa congelada sem açucar )
1 pera
1 Beet1 copo  kale

Passe o kale, a beterraba e a pera no juicer. Bata o líquido no liquidificador com a polpa de açaí.
 

Antes de dormir: Suco 7 (branco)

Leite de amêndoas feito em casa

Bata no liquidificador uma parte de amêndoas para 3 partes de agua (exemplo uma xícara de amêndoas para três xícaras de água), um pedaço de baunilha (o feijão), agave a gosto e canela a gosto. Ponha a mistura resultante na jarra do liquidifcador dentro de um saco de pano. Isso vai coar a mistura. No final aperte a mistura para aproveitar todo o leite. Beba o liquido. O restante pode ser utilizado para receitas pedindo almond flour.

Caldo caso vc sinta vontade de comer algo salgado:

Num crock pot ponha (panela de slow cooking):

1 aipo médio, 5 cenouras, 4 cebolas, 5 dentes de alho. Deixe no crock pot até que os vegetais fiquem moles. Ponha Cayenne a gosto e sal (sea salt de preferencia). Coma sem os vegetais.

Durante o detox é importante que você se renda a sua fé e ore para a sua cura. Talvez antes de cada suco tome um minuto para orar, agradecer pela sua vida, e pedir pela sua saúde. 

Lembrando também que não adianta se encher de pizza no dia seguinte! Mude a sua dieta e retire todas as fontes de alergias alimentares. 

Qualquer pergunta pode deixar comentário!

Izabel