Posts filed under Receitas e Nutrição

Suco de Caqui, Gengibre e hortelã

Outro dia eu estava no supermercado e vi uma das minhas frutas brasileiras favoritas: Caqui. Embora eu evite o açúcar, eu me permito comer frutas algumas vezes por semana. Não pude resistir e comprei logo seis! Resolvi fazer um smoothie maravilhoso adicionando gengibre, hortelã, chia entre outros ingredientes. O suco ficou meio grosso, mas é uma delícia e satisfaz qualquer vontade de comer doce sem quebrar a balança. No entanto, se você preferir uma consistência menos espessa, você precisará adicionar água.

Espero que gostem tanto quanto eu gostei! Esta receita é rica em vitaminas A e C e do complexo B, e Omega 3! É ótima para dar energia, ajuda a regular o intestino e dá um ajudada com a pele devido ao excesso de omega 3 e vitamina A. Aqui está a receita:

Ingredientes:

1. 1 Caqui

2. 1 pedaço de gengibre de mais um menos 2 centímetros

3. 1/4 xícara de folhas de hortelã

4. 1 colher de sopa de chia

5. Pó de proteína - sabor de baunilha (eu uso a marca abaixo)

6. 2 xícaras de espinafre

7. 1 colher de sopa de manteiga de castanha de caju germinada (Eu compro uma marca americana, mas vc pode fazer em casa) 

8. 1/2 xícara de leite de castanha do Pará germinada (veja a receita aqui).

Instruções:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Mas, tome cuidado: Este suco é viciante!

Brownie Fit de caneca: Alimente os seus músculos e mate a vontade de comer doce!

Já dizia a minha mãe que vontade é coisa que dá e passa .... Mas se a sua vontade de comer um brownie não passar, tente a minha receita fit. Eu cortei todos os açucares da minha dieta e tive que encontrar novas maneiras de satisfazer aquela vontade de comer um brownie de chocolate quando eu estava me preparando para a competição de fitness. A minha receita não contêm açúcar, glúten, ou lactose, tem bastante proteína e baixo teor de carboidratos. Prometo que você vai querer comer brownie de café da manhã sem sentir nenhuma culpa! 

Ingredientes:

  1. Uma medida de proteína em pó ( o produto que eu uso é uma proteína extraída do osso de animais e tem um alto nível de colágeno - link abaixo )
  2. Uma colher de farinha de coco (link abaixo)
  3. 2 colheres de stevia ou adoçante de monk fruit ( eu prefiro o adoçante de monk fruit, já que o gosto é igual ao de açucar)
  4. 1/2 colher de chá de fermento em pó
  5. 1 ovo
  6. 1/4 de copo de Leite de castanha de cajú (ou qualquer outro 'leite' alternativo soja, amendoas, etc)

Como fazer:

Misture o leite de castanha de cajú com o ovo e bata bem. Misture os ingredientes secos. Misture todos os ingredientes em uma caneca. Ponha a caneca no microondas durante um minuto. Voilá! O seu brownie fit está pronto!

Viu como é fácil matar a vontade de comer doce e ficar linda?

Que Deus abençoe vocês!

xoxo,

Izabel

Macarrão de algas com molho branco vegano

Se você é vegana, mas quer comer um macarrão delicioso e cremoso, você vai adorar a minha receita. Ela é vegana e utiliza o macarrão de Kelp. Kelp é uma alga verde que cresce em lagos e contem muito iodo, ou seja é essencial para aqueles que tem problema de tireóide como eu. Além disso um pacote inteiro só contêm 3 gramas de carboidrato e 18 calorias! O macarrão de kelp também não contem glúten, mas parece macarrão de verdade! Ele pode ser comido direto do pacote, mas ele é meio crocante desse jeito e eu não gosto. Eu aprendi um truque com Mathew Kenney, um chef famoso de raw foods, para deixar a consistência desse macarrão de algas parecido com uma massa al dente (eu explico abaixo). Eu compro o meu da marca sea tangle através da Amazon porque ela tem o melhor preço (o link está lá embaixo caso vocês queiram conferir os preços deles). 

Quanto ao molho branco ele é feito com couve-flor, alho, e cebolas caramelizadas. Eu adiciono um pouco do queijo vegano da marca treeline que é simplesmente maravilhoso. Se você não conhece a marca, eu acho que ela só está disponível nos EUA, e você pode smiplesmente omitir o queijo. Esse queijo é maravilhoso - feito com castanha do cajú - eles utilizam o mesmo processo do queijo de leite de vaca. Vale a pena conferir.... O link também está lá embaixo caso você tenha curiosidade 

Bom aqui vai a receita.... Todos adoraram lá em casa - inclusive a minha bebê de 18 meses!

Ingredientes

Uma cabeça de couve-flor
Um saco de macarrão de Kelp
Alho a gosto (eu gosto de muito)
Uma cebola branca fatiada
1/4 de xícara de Manteiga vegana de qualquer marca - (se vc não tiver acesso use azeite de oliva)
6 colheres de sopa de sementes de hemp (se você não tiver acesso pode utilizar chia)
1 colher de chá de flocos de pimenta vermelha
Meio queijo Vegano treeline (se você não tiver acesso - não use)
Água - começar com um copo - adicione mais se necessário
¼ de xícara de levedura nutricional (nutricional yeast)
1 colher de chá de sal
Azeite de oliva


Preparação do macarrão de algas

Antes de começar tire toda a água do macarrão de algas. Coloque o macarrão em uma vasilha com água morna - nada acima de 40 graus - caso contrário, não será um alimento vivo. Em seguida, adicione um pouco de vinagre e bicarbonato de sódio a água. Vai começar a borbulhar, mas não se preocupe porque para. Deixe o macarrão Kelp descansar por pelo menos trinta minutos para que eles amoleça.

Molho Branco

Enquanto o macarrão de kelp está descansando na água, corte as folhas da sua couve-flor. Utiliza a manteiga vegana (ou azeite de oliva) para escovar a cabeça de couve-flor. Quando a couve-flor estiver coberta com a manteiga, a ponha em uma assadeira e a coloque no forno (200 graus celsius). Deixe-a assar no forno entre 30 a 40 minutos.

Enquanto a cabeça da couve-flor está cozinhando, corte as cebolas e descasque o alho. Ponha um pouco mais da manteiga na frigideira e deixe a cebola e o alho cozinhar no fogo bem baixo para caramelizar. Isso deve levar em torno de 30 minutos no fogo beeeeeem baixo. Quando as cebolas estiverem douradas e com um cheiro incrível elas estarão prontas!

Uma vez que a couve-flor, alho e a cebola estiverem prontos, coloque-os no liquidificador. Adicione 6 colheres de sopa de sementes de hemp, 1 colher de chá de flocos de pimenta vermelha, 1/4 de xícara de levedura nutricional, metade do queijo da treeline, 1 colher de chá de sal e 1 colher de sopa de azeite. Bata todos os ingredientes no liquidificador.

Preparação Final

Uma vez que seu molho estiver pronto, escorra o macarrão de algas. Em seguida, misture o macarrão e o molho branco. O seu macarrão ao molho branco está pronto! Enfeite com algumas nozes e ervas - eu adicionei alguns castanhas de cajú, cebolinha, e tomates - e sirva!

Dicas para viajar neste natal sem engordar

Você vai viajar nas férias de dezembro e está morrendo de medo de engordar?  Com um pouco de planejamento e muita força de vontade, eu garanto que você pode evitar qualquer ganho de peso. Sempre que eu viajo, eu trago 6 itens que me ajudam a manter a dieta. Então aqui segue a lista das coisas que eu sempre quando viajo para manter as gordurinhas bem longe:

  1. Liquidificador Portátil Nutri-Ninja: Eu nunca viajo sem um liquidificador portátil, a não ser que eu tenha certeza de que haverá um restaurante vegano perto do meu hotel. Eu trago um liquidificador portátil que apesar de pequeno é bastante poderoso. Ele tem 900 watts de potência - um Vitamix tem cerca de 1500 watts. Este liquidificador é tão poderoso que ele provavelmente poderia substituir o seu liquidificador em casa. Ele faz batidos verdes bem gostosos na parte da manhã, até mesmo quando os ingredientes incluem vegetais fibrosos. Há algumas semanas atrás eu fui a um retiro de yoga e trouxe o meu. De manhã, ao invés de me encher de comidas açucaradas, eu fazia um batido verde com as folhas verdes e as bananas que guardava do jantar da noite anterior. Aliás, é bom lembrar de trazer saquinhos de plástico com fecho para recolher verduras e frutas do buffet do seu hotel ou de um restaurante e deixar na geladeira do quarto para uso posterior. Quando você reservar o seu hotel, solicite uma geladeira. 
  2. Superfoods pré-embaladas: Como eu disse antes planejamento é fundamental para manter a forma durante viagens. É importante trazer alimentos que vão nutrir o seu corpo e evitar a vontade de comer doces e nada melhor do que um batido verde com superfoods.  No entanto é um saco trazer todas as embalagens de superfoods que você tem em casa. Então, o que você deve fazer? Utilize sacos ziploc pequenos para pré-embalar todos os "aditivos" do seu batido verde. Eu preparo um saco por dia de viagem, daí mesmo que eu não encontre folhas verdes para fazer meu batido verde,  posso simplesmente bater uma banana (que está disponível em qualquer lugar) com o conteúdo dos meus saquinhos. Eu costumo trazer saquinhos de suplemento verde crú (link embaixo), maca (link na parte inferior da página), e sementes de hemp (link na parte inferior da página). Ao alimentar o meu corpo com alimentos de alto valor nutritivo, eu afasto a vontade de comer besteiras.
  3. Shots de viagem: Todas as manhãs eu bebo um litro de água e depois tomo um suco concentrado de gengibre ou de wheatgrass (em inglês esse suco concentrado se chama shot). No entanto, encontrar esse shot quando eu viajo, tem sido bem difícil. A solução é trazer suco de wheatgrass em pó. Esse suco em pó não é tão eficaz como o suco feito em casa, mas me ajuda a manter a rotina parecida com a de casa - e consistência é fundamental para manter um estilo de vida saudável. 
  4. Sementes de Hemp: Eu amo essas sementinhas! Sério, as sementes de hemp transformam qualquer comida em uma potência nutricional. Às vezes, ao viajarmos fica difícil achar uma refeição saudável e plant-based. Então eu trago minhas sementes de hemp e as adiciono aos meus pratos. Eu compro as sementes da marca Manitoba Harvest (link abaixo). A hemp é a semente mais nutritiva do mundo e é uma proteína completa. Ela tem um perfil nutricional equilibrado com um bom número de proteínas, gorduras essenciais, enzimas, vitaminas e com baixo teor de açúcar, amidos e gorduras saturadas. A adição dessas sementes nas saladas, sopas e refeições mantém-me saciada por um bom tempo e não deixa eu comer besteiras.
  5. Acessórios: Você deve sempre levar talheres reutilizáveis e uma caneca ou garrafa de água. Estes acessórios serão essenciais para criar e beber seus smoothies, assim como te manter hidratado durante todo o dia. Eu amo os talheres de bambu da marca to go ware e eu tenho um conjunto como o da foto (link abaixo). Você poderia usar talheres de plástico - mas quem quer estragar o meio ambiente?
  6. Coisas gostosas, mas saudáveis: Você já provou a manteiga de amêndoas  achocolatada da marca Justin's? Se você ainda não provou, ela é tão gostosa que talvez nem deva provar pois é difícil parar de comê-la. Mas, se você tem auto-controle o suficiente esses pacotes da manteiga de amêndoas servem como um meio de comer algo bem delicioso antes de dormir sem engordar. Eu gosto de comer uma coisa doce e gostosa antes de dormir e ponho a manteiga de amêndoas diretamente em uma banana. É delicioso e saudável. Se você não conseguir fazer um batido verde ou não quer levar o seu liquidificador portátil, você pode comer a banana com manteiga de amêndoas no café da manhã. 

Espero que as dicas sejam úteis para a sua próxima viagem. A consistência é importante para manter o nosso corpo saudável, mas também lembre-se de desfrutar da sua viagem e conhecer um pouco da culinária local! Tome um dia para experimentar as delícias do país e da cidade  que você for visitar... Até porque você poderá queimar as calorias mais tarde;)

Aqui estão os produtos mencionados acima caso vocês queiram conferir os preços na Amazon:


Quer ganhar um prêmio?

Quer ganhar os chás orgânicos da foto? A minha página chegou a 2000 likes, a celebração é minha, mas quem ganha é você! Eu vou sortear um pacote com 5 chás orgânicos da traditional medicinals! Quer ganhar? Então siga os seguintes passos!


1. Me dê um follow no Instagram (Loca4yoga),
2. Tire uma foto seguindo uma de minhas aulas ou receitas, faça o upload no instragram e ponha o seguinte tag ‪#‎loca4yoga2000likes‬ e marque @loca4oyga!
Pronto você está concorrendo! O ganhador será anunciado na sexta feira dia 4 de dezembro!

Posted on November 28, 2015 and filed under Receitas e Nutrição.