Lectio Divina: Meditando com a bíblia

Eu conheci a Lectio Divina durante o retiro de Holy Yoga através da Jill Fisk. Suas sessões de Lectio Divina me ensinaram muito sobre mim e sobre o Deus que me ama. Antes disso, eu tinha uma visão da meditação como uma pessoa solitária lidando com os seus pensamentos. Mas, desde o retiro de holy yoga, comecei a trazer escrituras para as minhas meditações diárias. Hoje lhe ensinarei este novo tipo de meditação para que você possa adicioná-la à sua caixa de ferramentas.

Para começar a Lectio Divina, sente-se de maneira confortável. Feche os olhos e concentre-se na sua respiração. Fique em silêncio por alguns minutos. Eu gosto de repetir a palavra Maranata para me ajudar a focar a atenção.

Quando você se sentir calmo, abra os olhos e leia uma passagem da bíblia. Leia devagar e suavemente. Saboreie cada frase, deixando a escritura falar com você. Feche os olhos e reflita sobre como aquela escritura é relacionada a experiências que você teve. Repita esse ciclo 3 vezes. Quando você estiver meditando sobre a escritura, deixe os pensamentos vir, mas não os julgue. Permita toda a ponderação interna, deixe Deus abrir um diálogo mais profundo contigo.

Se você quiser experimentar a Lectio Divina, dê uma olhada no vídeo abaixo já que é uma lectio divina guiada!

Fiquem com Deus!

Desafio da Quaresma: Sinta o amor de Deus através da meditação

A Quaresma começa  em dois dias! Você está pronto para meditar durante 40 dias? A prática da meditação é tão simples, benéfica e toma somente dez minutos do seu dia. Enquanto em oração falamos com Deus, através da meditação podemos escutá-lo. Eu te garanto que a sua relação com Deus mudará e você se tornará mais calma (o) e perceberá a voz de Deus na sua vida.

A meditação de hoje se chama a meditação do amor e da bondade. Em Mateus 22 Jesus é questionado sobre o mandamento mais importante. Ele responde:

"Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda tua alma e com toda tua mente." Isto o primeiro e grande mandamento. E o segundo é semelhante a ele: 'Amarás o teu próximo como a ti mesmo.' Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas. (Mathews 22: 37-40)

Jesus resume a lei mosaica inteira no amor. Portanto, tome algum tempo hoje para sentir o amor do seu Salvador e para enviar esse lindo amor aos outros. A meditação do amor e da bondade é uma forma de meditação onde você é convidado a sentir o amor de Deus através de afirmações e técnicas de visualização. Depois você faz o mesmo com uma pessoa que você ama profundamente (ex: cônjuge, filho, etc), uma pessoa neutra (um conhecido), e, finalmente, uma pessoa que desperta sentimentos negativos no seu coração.

Tome dez minutos hoje para acalmar sua mente e viver o maior mandamento da lei de Deus: o amor. Espero que você goste do Video!

Que Deus lhe abençoe!

Meditação cristã: Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus

Hoje vou lhe ensinar mais um estilo de meditação chamado oração contemplativa. Essa meditação é muito parecida com a meditação básica que você aprendeu na semana passada. A oração contemplativa também é feita com as pernas cruzadas e com a coluna reta. E também focamos a atenção na respiração. A única diferença é que você repetirá um mantra ou palavra com significado especial para você. Eu uso a palavra Maranata - que em aramaico significa o Senhor vem ou Vem, Senhor! Ao fazer cada inspiração e expiração, eu repito em minha mente a palavra Maranata. Durante a meditação eu foco no significado da palavra e visualizo Cristo morrendo na cruz por meus pecados. Maranata é uma palavra muito forte. Todos os dias devemos desejar a volta de Cristo. Maranata me ajuda a manter a mente em Deus e na minha vida eterna com ele. Esta meditação irá ajudá-lo a entrar em sintonia com o divino e se sentir menos preocupado com coisas materiais.

Como diz o Salmo 46:10, na oração contemplativa devemos:

Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus.

Assista o vídeo para fazer uma meditação guiada!

Deus te abençoe! 

Meditação Básica: Aprenda a sentir a presença de Deus

A quaresma está chegando! Este ano eu lhe convido para adotar um novo hábito ao invés de abrir mão de algo importante para você. O novo hábito do qual estou falando é meditar todos os dias, durante os 40 dias da quaresma. Meditar nada mais é do que silenciar a sua mente para ouvir a Deus. A idéia de esperar por Deus é vista diversas vezes na bíblia, como no salmo 62: 1-2:

A minha alma espera somente em Deus; dele vem a minha salvação.
Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei grandemente abalado.

O nosso Deus merece ser amado e você merece sentir a presença dele. Hoje em dia a vida é tão agitada que precisamos aprender a ficar em silêncio com Deus. Reserve entre 5 a 20 minutos diários para ficar em silêncio na Sua presença. Não lhe peça nada, apenas sinta. Eu prometo que essa prática mudará a sua vida e o seu relacionamento com Ele.

Nas próximas semanas vou ensinar-lhe diversas técnicas de meditação. Esta semana eu ensinarei uma meditação básica onde você silenciará sua mente e se concentrará na sua respiração. Certifique-se de que você tem um marcador de tempo com você. Se você utilizar o telefone celular, coloque-o no modo avião e ligue o som para que você escute o alarme. Encontre um espaço confortável e silencioso e sente-se de pernas cruzadas com a coluna ereta. Agora assista o vídeo e veja o que mais deve fazer para meditar.

Desde que comecei a prática diária de meditação notei que: 1) A minha atenção melhorou. Ao invés de me preocupar com as mídias sociais durante todo o dia, aprendi a mergulhar no momento presente. 2) Eu me tornei mais calma e aprendi a confiar em Deus. Eu tenho a tendência de me preocupar demais. Mas, quando você percebe que Deus está sob controle e o seu relacionamento com Ele é forte e íntimo, você passa a confiar nele para te mostrar o caminho. 3) Eu ouço Deus de forma mais clara. Isso pode não necessariamente acontecer durante a meditação, mas Deus fala mais alto quando você passa tempo com Ele.

Eu acredito que esta prática vai abençoá-la! Fique com Deus!

Posted on January 26, 2016 .

Praticando a força dos pensamentos através da parada de cabeça

Deus criou o mundo através da palavra (Hebreus 11: 3). Ele pensou, enunciou e criou. Da mesma forma, nossos pensamentos e palavras são poderosos; já que somos criados a imagem de nosso pai. Você pode até achar que essa história de pensamento positivo é bobeira, mas em toda a Bíblia, vemos o poder de nossos pensamentos e palavras. Quando Jesus pergunta o cego se ele realmente pensa que pode curá-lo e o cego responde que sim, Jesus lhe diz: "Seja-vos feito, segunda vossa fé". Essa frase é forte e ficou comigo. Jesus nos disse que nós nos tornamos o que acreditamos. Então, quem você acha que é? Que tipos de pensamentos você tem a seu respeito? Jesus mostra como nossas crenças podem se tornar verdades. A fé do homem cego levou-o a ver. O que a sua fé e crenças te levam a ser? 

Medite: Ao longo de sua prática de yoga perceba os seus pensamentos a respeito de suas habilidades. O que acontece quando você começa a ter dificuldades em sua headstand? O que você diz a si mesmo? Caso os seus pensamentos sejam negativos, leve o seu pensamento ao senhor. Você é filha (o) do Deus do impossível, e tudo é possível através dele.